Diversas são as complicações cicatriciais a que uma paciente submetida a uma cirurgia plástica está suscetível, sendo as mais temidas a deiscência (abertura dos pontos) ou a cicatriz queloide; ambas resultarão em resultados inestéticos.
Um dos fatores implicados na abertura dos pontos, é o estado de carência ou deficit nutricional de alguns pacientes. O baixo nível de algumas vitaminas, aminoácidos e minerais, levam a um aumento no risco de complicações cicatriciais, devido a alterações na resposta imunológica e bioquímica.
Estudos têm demonstrado a influência e a importância da vitamina C na estimulação e proliferação de fibroblastos, células presentes na derme, e responsáveis pela síntese do colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela cicatrização e sustentação da ferida operatória.
A vitamina C possui um excelente poder cicatrizante. É essencial, por exemplo, aumentar o consumo de frutas e verduras com esta vitamina após fazer uma cirurgia. Todos nós precisamos de um teor adequado da vitamina C para o crescimento e o reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, tanto internos quanto externos. Ela é indispensável como visto, para sintetizar o colágeno. Ou seja, a vitamina C tem a missão de reparar e cicatrizar, além de nos proteger de infecções e dos radicais livres formados em nossas células.
A vitamina C também ajuda, por exemplo, a reduzir o sangramento das gengivas, a fazer com que os hematomas após uma cirurgia plástica desapareçam mais precocemente, e se você é propenso a ter sangramentos no nariz, também faz com que isso pare, além de, em geral, proteger o corpo de infecções, que são as principais inimigas da cicatrização.
Alimentos ricos em vitamina C, são: kiwi, acerola, manga, morango, laranja, melão, tomate, abacaxi, brócolis, agrião, couve e coentro.
Você também pode fazer uso da suplementação de vitamina C, assim como outras vitaminas, minerais e aminoácidos a fim de melhorar a sua recuperação pós cirurgia plástica, bem como o resultado final de sua cicatriz.