Testes Cutâneos Alérgicos – Tudo que Você Precisa Saber

Por: Dr. Rodrigo Motta 16 de abril de 2024

As alergias são uma manifestação bastante complexa e exagerada de nosso sistema imunológico, que aparecem após exposição a uma determinada substância estranha ao nosso organismo, denominada antígeno.

Nas últimas décadas temos observado um aumento no número de pacientes com doenças alérgicas em todo o mundo. Embora a realização da consulta médica, com atenção às queixas do paciente, seja de extrema importância na investigação das causas da alergia, muitas vezes as manifestações clínicas das doenças alérgicas, são comuns a outras doenças, o que dificulta o seu diagnóstico, fazendo com que o médico se depare frequentemente com a necessidade de utilizar algum exame complementar, um teste que então seja capaz de identificar a alergia.

Os Testes Cutâneos Alérgicos constituem uma modalidade de exames representada por dois tipos principais e distintos de procedimentos diagnósticos realizados sobre a pele do paciente: o chamado “Prick Test”, também conhecido como teste de puntura, consiste em administrar diversas substâncias (alérgenos) na pele do antebraço do paciente, e após 15 – 20 minutos realizar a leitura a fim de constatar ou não a presença de reação cutânea (pápula). O “Prick Test” é uma das formas mais eficazes de realizar o diagnóstico de alergias e auxiliar em um tratamento mais adequado e individualizado. Já o chamado “Patch Test”, também conhecido como teste de contato, é indicado para quem sofre das chamadas dermatites de contato ou “alergias” de contato. O “Patch Test” consiste na aplicação de fitas adesivas contento potenciais substâncias irritativas nas costas do paciente; após 48 horas, a primeira leitura é realizada. As próximas leituras são realizadas no terceiro e quarto dia. A interpretação dos Testes Cutâneos deve ser realizada por um médico habilitado para esses exames.

PRICK TEST (TESTE DE PUNTURA): esse exame é recomendado aos pacientes pediátricos e adultos que tenham suspeita ou estejam investigando algum tipo de alergia, sendo ela respiratória (asma, rinite), cutânea (dermatite) ou alimentar. O “Prick Test” é um importante recurso diagnóstico para alergias, senão o mais importante; sendo essencial no direcionamento da melhor conduta terapêutica.

O “Prick Test” é um exame rápido, totalmente indolor e capaz de identificar em minutos (15 – 20) com altos índices de sensibilidade e especificidade, qual substância (alérgeno) é a responsável pela sensibilização do paciente, por desencadear o processo alérgico.

Estas são algumas substâncias (alérgenos) comumente testadas no “Prick Test”:

  • Ácaros
  • Baratas
  • Fungos
  • Epitélio de animais domésticos (gato e cão)
  • Pólen
  • Gramíneas

O exame também pode detectar sensibilidade a alimentos como:

  • Leite
  • Ovo
  • Amendoim
  • Glúten
  • Camarão
  • Peixe
  • Carne suína

Outras substâncias (alérgenos) também podem ser testadas a depender da indicação clínica.

O “Prick Test” é realizado na região interna do antebraço, e através de uma leve puntura as substâncias ficam em contato com pele. A leitura do teste é realizada após 15 – 20 minutos de sua realização.

O aparecimento de pápulas nos pontos testados, mostra a reação presente a um determinado alérgeno, já a ausência de pápulas, mostra que o paciente não é sensível àquela substância. É considerado como sendo positivo, quando a pápula formada for maior ou igual a 3 mm.

PATCH TEST (TESTE DE CONTATO): esse exame é muito utilizado no diagnóstico das causas das dermatites de contato, uma doença da pele de caráter irritativo ou de fundo alérgico, onde a inflamação na pele provoca sintomas como prurido (coceira), dor em queimação, eritema (vermelhidão), edema (inchaço), formação de bolhas na pele e descamação.

A dermatite, pode ocorrer em qualquer parte do corpo que entre em contato com a substância irritativa. O diagnóstico das dermatites de contato é baseado na história relatada pelo paciente, exame físico e nos testes de contato (Patch Test).

O “Patch Test”, também conhecido como teste de contato, é um exame muito eficaz indicado como auxiliar no diagnóstico das dermatites de contato. Esse exame permite encontrar qual substância ou quais substâncias são as responsáveis por causar a irritação ou alergia na pele do paciente.

O “Patch Test” é realizado através da aplicação de determinadas substâncias coladas em fitas adesivas, nas costas do paciente, devendo então ficar com esse adesivo nas costas por um período de 48 horas, quando então será realizada a primeira leitura. Porém, uma segunda leitura deve ser realizada após 72 e 96 horas; esse período maior é necessário, pois algumas substâncias provocam reação mais tardiamente. A partir do surgimento dessas reações irritativas na pele, será então possível identificar o agente causador da dermatite.

O “Patch Test” utiliza uma bateria padrão que possui 30 substâncias ou mais; como o níquel, tintas, corantes, fragrâncias, látex, produtos de limpeza e medicamentos.

A depender da indicação ou suspeita clínica, outras substâncias podem ser testadas.

Referências:

  • Pierotti FF, Aranda CS, Cocco RR, Mallozi MC, Solé D. Testes laboratoriais de triagem para doenças alérgicas: ainda têm espaço na prática clínica?. Arq Asma Alerg Imunol. 2018;2(4):399-404
  • Soldera, K., Bugança, B. M., Oliveira, A. S., Dias, C. P., Pitrez, P. M., & Roncada, C. (2015). Teste cutâneo em doenças alérgicas: uma revisão sistemática. Scientia Medica, 25(1), ID19791
  • Patel G, Saltoun C. Skin testing in allergy. Allergy Asthma Proc. 2019 Nov 1;40(6):366-368. doi: 10.2500/aap.2019.40.4248.
  • Goldenberg A, Ehrlich A, Machler BC, Jacob SE. Patch Test Clinic Start-up: From Basics to Pearls. Dermatitis. 2020 Sep/Oct;31(5):287-296. doi: 10.1097/DER.0000000000000559.