Quantas sessões de fototerapia são recomendadas?

Por: Dr. Rodrigo Motta 20 de agosto de 2021

A fototerapia com radiação ultravioleta (UVA ou UVBnb) é um recurso terapêutico muito eficaz no tratamento de inúmeras doenças da pele, como psoríase, vitiligo, dermatite atópica, hipomelanose macular progressiva, dermatite seborreica, entre outras.

A fototerapia deve ser executada de modo sério, com atenção às corretas indicações e protocolos específicos, o que inclui: avaliações periódicas, controle de máquinas e cuidados redobrados com aspectos de segurança.

A Betaclin oferece aos seus pacientes o tratamento com irradiação ultravioleta (UV), nas faixas de energia de UVA1 e UVBnb (faixa estreita). Tanto o UVA1 como o UVBnb dispensam o uso de medicações fotossensibilizantes como o psoraleno. Os tratamentos em nossa clínica podem ser realizados de forma focalizada ou em cabine.

Para realização das sessões de fototerapia é necessário passar por uma avaliação prévia com um médico dermatologista, que deverá definir o seu plano terapêutico, como a escolha do tipo de radiação ultravioleta (UV), se UVA1 ou UVBnb, bem como a dosagem e o número de sessões.

Quantas sessões de fototerapia são recomendadas?

20, 30, 40, 50 sessões? O número de sessões que inicialmente serão recomendadas pelo seu médico dermatologista, dependerá do diagnóstico de cada doença, extensão da mesma, tratamentos realizados, etc…

Cada caso é um caso, sendo merecedor de uma adequada avaliação individual.

Os procedimentos em fototerapia implicam em idas à unidade de tratamento, duas a três vezes na semana, durante meses.

A fototerapia que utiliza a radiação UV, está indicada no tratamento de inúmeras doenças da pele, em particular o vitiligo, a psoríase e a dermatite atópica. É um recurso terapêutico muito útil, seguro, eficaz e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Associação Médica Brasileira (AMB) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).