Qual o seu fototipo de pele? Você sabe?

Por: Dr. Rodrigo Motta 11 de janeiro de 2019

Conheça os diferentes fototipos de pele, suas características e suas necessidades de proteção e cuidados.

No Verão, só pensamos em praia, piscina e pegar um bronze. Porém, expor a pele diretamente à radiação solar, sem proteção alguma, não é nada saudável e pode causar danos agudos (queimaduras), e tardios (fotoenvelhecimento e câncer da pele). Por essa razão, devemos sempre nos proteger de todas as formas possíveis contra os raios UV, usando protetor solar (FPS 30, no mínimo), ingerindo antioxidantes, e usando barreiras físicas, como chapéus, óculos e roupas com proteção UVA e UVB.

Essas medidas ajudam a manter a pele mais protegida, independentemente do fototipo determinado pela escala de Fitzpatrick, médico americano que em 1975 elaborou uma tabela, passando a classificar a pele em 6 tipos cutâneos que variam de acordo com a quantidade de melanina (substância que dá cor à pele), a capacidade de cada pessoa em se bronzear, e se queimar quando se expõe ao sol, até mesmo outras características, como a cor dos olhos e do cabelo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia também segue este mesmo modelo e, baseado nessas informações, a Betaclin separou para você, as principais características e cuidados que devemos ter com cada fototipo.

FOTOTIPO 1: PELE EXTREMAMENTE BRANCA
Esse fototipo é caracterizado por uma pele extremamente clara e, muitas vezes, com sardas. Esse tipo também é extremamente sensível à exposição solar – sempre se queimando, mas nunca se bronzeando. Portanto, não deixe de aplicar diariamente o protetor solar com FPS 30, no mínimo, e usar barreiras físicas, como chapéus e óculos escuros.

FOTOTIPO 2: PELE BRANCA
Neste caso, a pele também é clara, porém, não tanto como no primeiro fototipo, além da tonalidade do cabelo – loiro ou castanho claro – e dos olhos, que normalmente são claros. Suas características são bem similares como a anterior, apresentando sensibilidade ao sol, mas, às vezes, bronzeando-se lentamente, além de também ser propensa a queimaduras após a exposição solar.

FOTOTIPO 3: PELE MORENA CLARA
Aqui, a pele é clara a ligeiramente morena e já possui uma certa resistência ao sol. Cabelos castanhos e olhos castanhos. A região cutânea apresenta uma leve sensibilidade à radiação solar, podendo até bronzear com o tempo. Por outro lado, se não houver proteção adequada com filtro solar FPS 30, no mínimo, acaba queimando facilmente, já que tem sensibilidade normal ao sol.

FOTOTIPO 4: PELE MÉDIA
Este fototipo apresenta uma pele com tom castanho, cabelos e olhos castanhos ou escuros. São mais resistentes aos raios UV, e por isso, bronzeiam facilmente e queimam muito pouco.

FOTOTIPO 5: PELE MORENA ESCURA
Este é característico de pessoas com pele morena escura, cabelos e olhos pretos, que raramente se queimam e sempre ficam com um belo bronzeado, por ser pouco sensível ao sol. Mesmo assim, é importante praticar a proteção diária com o uso do filtro solar e de barreiras físicas em locais de maior exposição, como praia e piscina.

FOTOTIPO 6: PELE NEGRA
Esse fototipo é totalmente pigmentado, cabelos e olhos escuros, além de não possuir pintas. Apresentam uma proteção natural aos raios UV, devido à maior quantidade de melanina. As pessoas da pele negra têm fibras colágenas mais densas e glândulas sebáceas que secretam mais oleosidade na pele. Bronzeiam-se profundamente e nunca se queimam, mesmo assim não podemos nos esquecer que a radiação UVA e UVB pode trazer outros danos, como o envelhecimento precoce e o câncer da pele, sendo o melanoma o tipo mais agressivo.

Portanto, independentemente do seu fototipo, é importante proteger sempre a pele, principalmente no verão – época em que a incidência dos raios solares é mais intensa. Por isso, aplicar protetor solar (PFS 30, no mínimo) a cada 4 horas, e não se esqueça do uso de barreiras físicas contra os raios UV, como chapéu e roupas com proteção especial.