Qual o protetor solar ideal para a minha pele?

Por: Dr. Rodrigo Motta 1 de dezembro de 2020

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer de pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o movimento de conscientização da doença, o “Dezembro Laranja”, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, a sociedade médica realiza diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

A pele é o nosso maior sistema orgânico, sendo indispensável para a preservação da vida humana. Ela forma uma barreira entre os órgãos internos e o ambiente externo, participando de muitas funções vitais, como proteção, equilíbrio hídrico, regulação térmica, resposta imune, sensibilidade tátil entre outras. Por ser um órgão externo, a pele está sujeita às agressões externas, entre elas, o sol. Medidas de proteção da pele são de vital importância, especialmente para aquelas pessoas que se expõem por períodos prolongados a radiação solar.

A fotoproteção química com o uso do protetor solar é uma estratégia eficaz para reduzir os danos provocados pela radiação ultravioleta à qual ficamos expostos. Além disso, a associação com os métodos de barreira física, como uso de blusas de manga comprida, bonés, óculos escuros e o cuidado em relação ao horário de exposição solar, mostram-se mais eficazes para diminuir a ocorrência de lesões à pele.

Mas você sabe qual o protetor solar ideal para o seu tipo de pele? Ou quais texturas são mais indicadas? Talvez você ainda tenha algumas dúvidas a respeito de proteção solar. E, pensando nisso, a Betaclin separou algumas dicas para você não errar na hora da escolha do seu protetor!

A escolha a textura ideal para o seu tipo de pele, é muito importante para garantir o uso contínuo de um protetor solar. Protetores com indicações diferentes do tipo de pele a ser tratado podem aumentar a oleosidade ou até mesmo ressecar a pele.

Pessoas com pele mista e com pele oleosa podem preferir uma textura fluida e “oil-free”, que além de não deixar resíduo oleoso, ajudam no controle da oleosidade, e além de ser não comedogênico, evitando o acúmulo do protetor solar nos poros, impedindo a produção sebácea e a formação de espinhas. O toque seco e o efeito mate também ajudam a não deixar a pele com brilho excessivo e sensação de pele suja.

Já a pele seca precisa de uma textura cremosa com alto poder de hidratação. Peles maduras também podem aproveitar da hidratação, já que o envelhecimento e desequilíbrio hormonal podem levar ao ressecamento da pele.

A pele sensível ou sensibilizada necessita de produtos com ação calmante e hidratante que não irritem a pele e que favoreçam sua recuperação, além da adequada proteção solar.

O protetor solar tonalizante ou com base, é ideal para substituir aquela maquiagem do dia a dia e ainda confere maior proteção à sua pele contra raios solares e luz visível por formar uma barreira física, mantendo a pele mais jovem, iluminada e saudável, além de evitar rugas e linhas de expressão. Com cobertura mais natural e bonita, é possível uniformizar o tom da pele, sempre entre um intervalo e outro. Esses protetores solares possuem ótima cobertura para o dia a dia e protegem a pele, inclusive da luz visível, que é uma das grandes responsáveis por causar danos a longo prazo, como manchas, melasma e fotoenvelhecimento.

Mas não podemos nos esquecer do fator de proteção solar (FPS), pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o FPS é a principal medida de eficácia de um protetor solar, quantificando o quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra a queimadura solar. Porém, vale ressaltar que a proteção oferecida diminui ao entrar em contato com a água e suor. Então, é sempre recomendado a reaplicação de protetor solar ao longo do dia. A SBD recomenda que o protetor solar seja de preferência reaplicado a cada 4 horas ou de 2 em 2 horas quando em contato com água e suor, e que o fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30, inclusive para peles negras. Peles claras e sensíveis ao sol devem optar por fatores maiores.

Abaixo, você pode conferir a nossa tabela de recomendações para a escolha do seu protetor solar.