A betaterapia está indicada no pós-operatório de pacientes que passaram pela remoção de uma cicatriz hipertrófica ou queloide. A betaterapia também é recomendada aos pacientes que tenham tendência à formação dessas cicatrizes grossas, espessas, e que porventura venham a se submeter a uma cirurgia plástica.
Mas posso dar início às sessões de betaterapia, após dois dias da minha cirurgia?
Baseando-se em publicações médico-científicas, ficou estabelecido que o período considerado ideal para o início das sessões de betaterapia está entre 24 até 48 horas após a sua cirurgia. Iniciar sessões de betaterapia após dois dias poderá impactar a eficácia desse tratamento. Nesse período dito ideal, é quando os fibroblastos começam a se proliferar para a produção de colágeno, e a diminuição na quantidade de colágeno, evitará a formação do queloide ou cicatriz hipertrófica.
Em média dez sessões serão prescritas pelo médico radioterapeuta após a consulta médica e avaliação do seu caso.
A radiação beta produzida pela placa de Estrôncio (material radioativo) irá inibir a atividade dos fibroblastos, células localizadas na camada derme. A inibição dessas células durante o período de realização da betaterapia, diminuirá a quantidade de colágeno produzido, evitando assim a formação de queloide ou cicatriz hipertrófica, e para que esse benefício seja atingido em sua plenitude, recomendamos que a primeira sessão de betaterapia tenha início dentro de 24 a 48 horas após a cirurgia.
A betaterapia é um procedimento utilizado há décadas, sendo reconhecido cientificamente pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, Dermatologia e Radioterapia, e de acordo com os trabalhos científicos publicados, pode-se afirmar que a betaterapia previne 80% dos casos, a formação do queloide e cicatriz hipertrófica.