Você tem algum problema de cicatrização?
Fez alguma cirurgia em que a sua cicatriz não ficou bonita? Ficou larga, grossa, e você está insatisfeita com isso?
Calma, que tem solução!
É muito comum pacientes que passaram por cirurgia plástica, manifestarem algum grau de insatisfação com as suas cicatrizes, pois é o desejo de todas as pacientes ter uma cicatriz fina e discreta, para não dizer “invisível”. Assim, muitas pacientes entram em contato com a Betaclin, com o objetivo de suavizar ou até mesmo eliminar as suas cicatrizes.
Se você, recentemente passou por alguma cirurgia plástica, e está percebendo que a sua cicatriz não está fina e delicada como nas primeiras semanas após a cirurgia, saiba que as cicatrizes passam por modificações até ficarem maduras, o que pode levar aproximadamente um ano e meio.
A cicatrização é um processo biológico natural e fundamental para manter a integridade da nossa pele. Toda vez que sofremos um corte, uma escoriação, ou uma queimadura por mais leve que seja, uma série de processos orgânicos são desencadeados no local para tentar recuperar o tecido que foi lesado.
Quanto maior for o tamanho do corte, maior será a cicatriz. Muitas cicatrizes inicialmente inestéticas tornam-se aceitáveis com o passar do tempo; em geral em um ano ou mais. O aspecto da cicatriz dependerá da sua localização, cor, textura, comprimento, largura e profundidade. Alguns locais do corpo caracteristicamente apresentam forte tendência em formar cicatrizes mais evidentes e inestéticas.
Caso você esteja insatisfeita com a sua cicatriz, saiba que existem inúmeros tratamentos que podem ser recomendados para o seu caso, antes de uma cirurgia de correção de cicatriz, como o uso de pomadas, cremes, fitas de silicone, microagulhamento, medicações injetáveis e tecnologias de laser, LED e luz pulsada. Porém, alguns casos são candidatos à cirurgia de correção de cicatriz.
A cirurgia plástica para corrigir uma cicatriz tem como objetivo, reparar cicatrizes inestéticas. Cicatrizes essas que ficaram hipercrômicas (escuras), alargadas, atróficas, retraídas, hipertróficas ou queloides. Corrigindo assim, as irregularidades na textura, tamanho ou cor, proporcionando uma pele mais uniforme, e só é realizada em cicatrizes mais graves ou quando os tratamentos conservadores mencionados acima, não trouxeram resultados esperados.
Como é feita a cirurgia de correção de cicatriz?
Geralmente a paciente é submetida ao procedimento sob anestesia local, reservando uma sedação mais profunda aos casos de cicatrizes mais extensas. No ato cirúrgico, a incisão tende a ser mais superficial, porém, a cicatriz inestética em toda sua extensão deve ser removida e uma nova sutura será realizada.
Quando devo me submeter a uma cirurgia de correção de cicatriz?
O recomendado é aguardar aproximadamente um ano e meio para se submeter a uma cirurgia de correção de cicatriz, período este em que a cicatriz estará madura.
Caso você esteja programando passar por uma cirurgia de correção de cicatriz hipertrófica ou queloide, saiba que a betaterapia está recomendada no pós-operatório imediato com o objetivo de reduzir as chances de formação de uma nova hipercicatriz.
A betaterapia é um procedimento utilizado há décadas, sendo reconhecido cientificamente pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, Dermatologia e Radioterapia. É empregada para evitar a formação de queloide ou cicatriz hipertrófica, devendo ter início em até 48 horas após a cirurgia; período em que os fibroblastos começam a se proliferar para a produção de colágeno. De acordo com os trabalhos científicos publicados, pode-se afirmar que a betaterapia previne 80% dos casos, a formação do queloide e cicatriz hipertrófica.