Infiltração – Perguntas e Respostas

Por: Dr. Rodrigo Motta 6 de fevereiro de 2023

A infiltração intracicatricial é um recurso terapêutico amplamente utilizado no tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficas. A medicação mais empregada é a triancinolona (corticoide) que tem sido usada desde a década de 1960.

O que é Infiltração Intracicatricial?

A Infiltração Intracicatricial é um recurso terapêutico amplamente utilizado no tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficas.

Em quais situações a Infiltração Intracicatricial pode ser utilizada?

A Infiltração Intracicatricial é mais utilizada quando o queloide ou a cicatriz hipertrófica já está presente, porém, em algumas situações, pode também ser empregada com finalidade preventiva, profilática após uma cirurgia ou conclusão das sessões de Betaterapia, com o intuito de diminuir os riscos de recidiva dessas hipercicatrizes.

O que é queloide, cicatriz hipertrófica?

Ambas são cicatrizes elevadas, endurecidas, avermelhadas e frequentemente apresentam coceira e dor. O queloide tem como característica principal, continuar a crescer além dos limites da incisão cirúrgica.

Como age a Infiltração Intracicatricial?

A medicação mais utilizada na Infiltração Intracicatricial é a triancinolona. Seu maior efeito está em diminuir o processo inflamatório na cicatriz, interferindo no eritema (vermelhidão) e edema (inchaço) locais. Também há indícios da ação da triancinolona na atividade fagocitária de macrófagos e modulação da função dos fibroblastos na síntese do colágeno.

Quais os efeitos colaterais imediatos da Infiltração Intracicatricial da triancinolona?

Após a infiltração intracicatricial, é esperado uma certa irritação local como coceira, dor, vermelhidão e inchaço.

Quais os efeitos colaterais tardios da Infiltração Intracicatricial da triancinolona?

Pode deixar a pele mais fina na região submetida à Infiltração.

A Infiltração Intracicatricial com triancinolona pode engordar?

Realizada dentro dos critérios técnicos como dosagem e intervalos adequados, a triancinolona não será responsável pelo ganho de peso.

Como é feita a Infiltração Intracicatricial?

Trata-se de um procedimento médico e deve ser realizada com uso de pomadas anestésicas ou aplicação cutânea de anestesia para que o procedimento não provoque dor. Através de uma agulha bem fina, o médico irá introduzir o medicamento dentro da cicatriz.

Já percebo melhora na minha cicatriz após a primeira Infiltração?

É esperado após as primeiras semanas de realizada a Infiltração, uma melhora nos sintomas de coceira e dor. Em alguns casos, também é percebido um certo “amolecimento” da cicatriz.

Quantas Infiltrações devo fazer?

Quem determinará a quantidade de sessões, assim como o intervalo entre as mesmas, será seu o médico que realiza as suas infiltrações. Em média, 3 a 6 infiltrações com intervalos mensais são recomendados.

A Infiltração pode ser realizada em qualquer parte do corpo?

Sim, a Infiltração Intracicatricial pode ser realizada em qualquer parte do corpo em que haja uma cicatriz hipertrófica ou queloide.

Quais os cuidados devo ter após a Infiltração Intracicatricial?

Manter a área protegida e se necessário, caso tenha dor, fazer uso de analgésicos comuns que o seu médico irá prescrever. Manter o seu médico informado caso alguma reação local, como abscesso ou ferida venha a se formar na cicatriz.