Fototerapia na Fissura Mamilar – “Rachaduras nos seios ao amamentar”

Por: Dr. Rodrigo Motta 8 de fevereiro de 2019

A amamentação é a melhor maneira de proporcionar o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento dos recém-nascidos, e várias evidências científicas permitem afirmar que amamentar é mais que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no seu estado nutricional, desenvolvimento cognitivo e emocional, afirmam os especialistas.

Muitas mulheres quando começam a amamentar enfrentam fissuras nos mamilos, essas lesões ocorrem devido a diversos fatores como ingurgitamento mamário, sucção não eficiente, interrupção inadequada da sucção da criança ao retirá-la do peito. Bem como, uso impróprio das bombas de extração de leite e de protetores de mamilo. Contudo, a causa mais comum relaciona-se à técnica incorreta de amamentação.

A maioria desses ferimentos pode ser tratada apenas com cremes e pomadas à base de lanolina, banhos de sol na região afetada e ficar sem sutiã a maior parte do tempo para não abafar e permitir que a cicatrização aconteça de forma mais rápida. Porém, o uso do laser de baixa potência, bioestimulador gera ações anti-inflamatória e analgésica, além de diminuir o edema, e estimular a produção de colágeno, desta forma, diminuindo as fissuras nos mamilos. Este tratamento está indicado para traumas mamilares comuns na fase inicial da amamentação, como as fissuras, que normalmente tendem a surgir no primeiro mês.

Cada sessão de fototerapia leva cerca de 5 minutos em cada mama, sendo possível amamentar logo em seguida sem prejuízos à mãe ou ao bebê. Em média de 5 a 10 sessões são indicadas

O laser de baixa intensidade, de luz vermelha não interfere na quantidade e nem na qualidade do leite, não há contraindicação para a mãe ou para o bebê. Se a mama estiver com infecção, o laser não funcionará plenamente, assim, a primeira conduta é tratar com antibiótico, interrompendo assim a amamentação, e só depois usar o laser para ajudar no processo de cicatrização. O procedimento é indolor, traz alívio imediato e é seguro. A laserterapia não é uma técnica nova, porém, sua aplicação na amamentação começa a ganhar mais evidência.

Referências:

Effect of LED therapy for the treatment nipple fissures: Study protocol for a randomized controlled trial. Campos TM, Dos Santos Traverzim MA, Sobral APT, Bussadori SK, Fernandes KSP, Motta LJ, Makabe S. Medicine (Baltimore). 2018 Oct;97(41).

Efficacy of Low-Level Laser Therapy in Relieving Nipple Pain in Breastfeeding Women: A Triple-Blind, Randomized, Controlled Trial. Coca KP, Marcacine KO, Gamba MA, Corrêa L, Aranha AC, Abrão AC. Pain Manag Nurs. 2016 Aug;17(4):281-9.