1) Escolha um studiocertificado, com profissionais treinados e com boas referências para a colocação do piercing. Não aconselhamos que este procedimento seja realizado por você em casa, ou por um amigo. Os estabelecimentos profissionais seguem regulamentações da ANVISA quanto ao uso de materiais descartáveis e higiene. Pesquise bem antes de escolher o local e o profissional que fará o seu piercing, para garantir que tudo corra bem.
2) Se nunca colocou um piercing antes, converse com amigos e familiares para encontrar recomendações pessoais. Pergunte sobre o procedimento e cuidados após a colocação do piercing. Avalie os piercings das outras pessoas. Além das recomendações de amigos e conhecidos, também busque informações na internet.
3) Todos os materiais utilizados devem ser descartáveis ou esterilizados. Se forem utensílios, materiais esterilizados, o estabelecimento deve possuir autoclave (máquina para esterilização). Verifique se as agulhas são novas e descartáveis. Se o local utiliza pistolas de perfuração, verifique se as pistolas são descartáveis ou que utilizem cartuchos descartáveis. As chamadas pistolas encapsuladas contêm agulhas esterilizadas seladas, o que significa que há poucas chances de bactérias serem introduzidas na orelha.
4) Se vai perfurar a cartilagem, tome precauções extras, pois as cartilagens podem demorar mais para cicatrizar, e em caso de infecção, o tratamento ser um pouco mais demorado.
5) O profissional que colocará o seu piercing deve limpar as mãos com água e sabão antes da perfuração, e mesmo assim, é preciso utilizar luvas e esterilizar a orelha antes do procedimento. Não faça o procedimento, caso o profissional não siga as recomendações vistas até aqui.
6) Lave as mãos com água e sabão antibacteriano. Antes de limpar a perfuração e o piercing, é preciso limpar bem as mãos e a orelha inteira para evitar a introdução de bactérias e sujeiras na ferida. Escolha um sabão neutro e evite ao máximo os que contenham fragrâncias, pois elas podem irritar a pele sensível da orelha.
7) Limpe a perfuração com uma solução salina. Para isto, basta misturar ¼ colher de chá de sal marinho ou 1 colher de chá de sal de cozinha com um copo de água morna.
8) Com uma gaze, ou cotonete aplique a solução salina cuidadosamente na orelha duas vezes ao dia.
9) Se você tem tendência à formação de queloide ou cicatriz hipertrófica, pense na possibilidade de evitar essas cicatrizes em seu piercing com o uso da Betaterapia. Para maiores informações sobre a betaterapia…
10) Movimente o piercing suavemente, fazendo com que a solução entre por toda a perfuração; o recomendado por profissionais é que movimente a joia para dentro e para fora do buraco para limpar completamente a região.
11) Tome cuidado para não exagerar na limpeza. Limpar o piercing mais de duas vezes ao dia pode causar irritações e prolongar o período de cicatrização além do necessário.
12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.
13) Evite aplicar medicamentos na perfuração. O uso de pomadas e cremes antibióticos, não é recomendado, exceto quando orientado por um médico.
14) Mantenha o local o mais seco possível, principalmente nos três primeiros dias. Por mais que a região vá ficar molhada por conta da solução salina, o ideal é que ela seque o quanto antes. É preciso tomar muito cuidado nos primeiros dias após a perfuração para evitar as infecções.
15) Tome banho com cuidado, tentando evitar o contato da água e do xampu com as orelhas. O xampu não ajudará na limpeza do piercing de modo algum, podendo inclusive irritar ainda mais o local.
16) Enquanto estiver se recuperando da perfuração, esqueça os banhos de piscina.
17) Permita apenas o contato de materiais limpos com a perfuração. Atenção às roupas de cama, chapéus e lenços que possam entrar em contato com o piercing. Se possível, prenda o cabelo para evitar o contato com o piercing por um tempo.
18) Evite pressionar o piercing e evite dormir do lado que perfurou a orelha.
19) Cuidado ao falar no telefone para não pressionar a orelha e não colocar o aparelho em contato direto com o piercing, pois pode estar repleto de bactérias. Utilize o viva voz por um tempo.
20) Atenção a qualquer sinal de infecção. Inchaço, vermelhidão, dor ao toque na orelha ou na pele ao redor são sinais de início de uma infecção, assim como qualquer secreção amarelada. Se a orelha estiver quente ou você com febre, uma infecção é bem provável. Procure atendimento médico o quanto antes.
21) Se a orelha não parece infeccionada, mas está sentindo desconforto, coceira e inchaço, você pode ser alérgico ao metal usado na perfuração. Muitas pessoas são alérgicas ao níquel, cobalto e ao ouro branco. As melhores opções para piercings são: aço inoxidável cirúrgico, titânio e ouro 14 ou 18 quilates.
22) Tenha paciência, pois a cicatrização não será rápida, mesmo com todos os cuidados. Se perfurou o lóbulo da orelha, a cicatrização pode levar de quatro a seis semanas. Se fez um piercing helix— aquele colocado acima do lóbulo, na cartilagem, a cicatrização pode então levar de 12 a 16 semanas.
23) Mantenha a joia no furo até a recuperação completa. Remover o piercing antes da hora pode fazer com que o furo feche. Fique com o piercing no local até que a cicatrização esteja concluída.
24) Após a cicatrização, dê um descanso à orelha. remova o piercing de vez em quando, principalmente ao dormir.
25) Limpe o brinco com álcool 70% sempre que o retirar. É bom limpar também o piercing antes de colocá-lo de volta na orelha. A limpeza é simples e fará com que suas orelhas estejam sempre saudáveis. Você poderá experimentar diferentes acessórios com segurança.