Uma das maiores preocupações para quem se submete a qualquer procedimento estético, cirúrgico é em relação a exposição solar no pós-operatório. É que a radiação solar pode levar ao escurecimento das cicatrizes e da pele. Além disso, quem toma muito sol após uma cirurgia plástica também pode apresentar prurido, inchaço e latejamento, causados pela vasodilatação sanguínea na região da cicatriz.
Por que o sol deve ser evitado após uma cirurgia plástica?
A nossa pele apresenta diversos tipos de células e uma delas é o melanócito, responsável pela produção da melanina, pigmento que dá cor à nossa pele. As pessoas com a pele muito clara (fototipo baixo) apresentam menos melanócitos, se comparadas às pessoas com a pele mais escura (fototipo alto). Porém, qualquer estímulo irritativo, traumático por menor que seja sobre a pele como se expor ao sol, por exemplo, é capaz de ativar os melanócitos, aumentando a produção de melanina e tornando a pele no local mais escura.
Logo nos primeiros meses após a cirurgia plástica, a produção da melanina é mais intensa e nesse período a paciente precisa redobrar os cuidados em relação à não exposição solar. A recomendação padrão é de evitar o sol ao menos por 90 dias após uma cirurgia plástica, porém, cada intervenção cirúrgica tem o seu tempo, o importante é esclarecer todas as dúvidas em relação aos cuidados pós-operatórios com o seu cirurgião plástico, antes de sua alta hospitalar. A respeito das pacientes que passam pelo procedimento de betaterapia a fim de evitar a formação de queloides ou cicatrizes hipertróficas após a cirurgia plástica, o recomendado é evitar o sol por um período mínimo de 6 meses pelo fato da radiação beta já estimular os melanócitos.
Então, o que devo seguir?
De uma maneira geral, não é recomendável se expor ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia. Porém, a maioria dos cirurgiões plásticos recomenda evitar o sol pelo período de até seis meses. Após cerca de três meses da data da cirurgia pode-se tomar sol no começo da manhã e no final do dia com o uso de filtro solar fator 30 ou mais na área operada e sobretudo nas cicatrizes. Mas não se esqueça, se você necessitou fazer betaterapia após a sua cirurgia, o sol deve ser evitado por seis meses ou mais!