Cuidados pós sol

Por: Dr. Rodrigo Motta 10 de janeiro de 2020

Passar o verão sem tomar nem um pouquinho de sol em nosso país, é praticamente impossível. O sol na medida certa e com as devidas proteções, tem seus benefícios. Auxilia na formação da vitamina D e melhora estados de tristeza e depressão. Porém, algumas pessoas querem se bronzear rapidamente, e acabam exagerando na exposição à radiação ultravioleta, e quem sofre com isso é a pele que irá ressecar, perder o brilho, arder e descascar.

A pele descasca quando exposta ao sol pelo fato de ocorrer uma queimadura no local, devido a ação dos raios UVB. Essa radiação leva a um aumento da divisão celular da pele, aumentando assim a espessura de suas camadas. Essa situação se une ao calor que resseca, desidrata o corpo, fazendo com que as mesmas células morram e se desprendam, ocasionando a descamação. Pessoas com fototipo baixo (pele mais clara) reagem com mais intensidade à radiação UV.

Felizmente, é possível tratar e aliviar esses inconvenientes pós sol, mas vale a pena lembrar que o ideal é a exposição gradual ao sol, de forma lenta, no começo da manhã e no final da tarde e usar filtros solares de confiança e hidratar bem a pele. A proteção solar é a melhor amiga da pele. Além de prevenir contra o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas, ela ainda é muito importante quando o assunto é câncer de pele.

Exagerei no sol, o que fazer agora?

Aí vão algumas dicas:

1 – Banho Gelado

No caso de queimaduras, o banho gelado é um cuidado essencial. A água fria alivia a dor e evita que a pele resseque ainda mais. O banho gelado também ajuda a fechar os poros e combater o excesso de oleosidade, um rápido banho frio é uma boa opção para quem saiu da praia com a pele bastante vermelha. Isso porque, além da água fria ter efeito calmante sobre a cútis, ela ainda pode deixá-la fresquinha e luminosa. “O ideal é que os banhos quentes sejam evitados, pois tendem a remover a camada de proteção da pele, deixando-a ainda mais sensível. No verão, um banho gelado não será nenhuma dificuldade, certo? Você irá até se refrescar!

2 – Hidratação da pele

O melhor amigo dos cuidados pós sol ainda é a hidratação da pele. Por isso, opte por hidratar a pele sempre depois do banho frio, pois quando úmida, ela absorverá melhor os princípios ativos dos cremes. Hidratantes à base de extrato de camomila, azuleno e aloe vera, são ótimos calmantes da pele e essas substâncias proporcionam alívio da sensação de ardência no corpo. O recomendado é hidratar a derme duas vezes ao dia com os produtos indicados e não usar óleos, pois eles tendem a deixá-la ainda mais oleosa. Outra boa opção bastante utilizada e de bons resultados, é borrifar água termal gelada, pois esse produto hidrata e refresca a pele.

3 – Não estoure bolhas e nem puxe a pele

Quando você se queima além da conta, podem aparecer bolhas na pele e ocorrer descamação. Nunca fure essas bolhas e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele, pois isso pode levar à formação de feridas. As bolhas protegem a pele nova e sensível que está surgindo. Se você estiver com muita dor no local, procure um médico e peça para ele indicar um analgésico, anti-inflamatório ou uma pomada com corticoide.

4 – Paciência

As queimaduras não vão melhorar de um dia para o outro, por isso, é preciso ser paciente. Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere dos danos sofridos.

5 – Esfoliação

Uma boa alternativa para quem deseja recuperar a pele é apostar na esfoliação. O procedimento remove as células mortas, promovendo a renovação celular da região e ativando a circulação sanguínea. Para saber que tipo de esfoliação é a mais adequada para o seu tipo de pele, procure um profissional capacitado.