Quando uma mulher se submete a uma cesariana, ela sabe que ficará com uma cicatriz para sempre em sua pele. A questão é que nem sempre essa marca fica fininha, imperceptível com o passar do tempo. Quando essa cicatriz começa a ficar mais grossa, endurecida e alguns casos provocar sintomas como coceira e dor; essa afecção da pele poderá mexer com a autoestima da mulher.
Recentemente a apresentadora Rafa Brites compartilhou esse drama em suas redes sociais e sites de notícias.
Mas graças aos avanços da medicina, já é possível solucionar o problema das cicatrizes de cesárea por meio de cirurgias associadas à betaterapia.
Geralmente a primeira cirurgia a que uma mulher se submete, é a cesariana. O nascimento de um filho é um momento emocionante e inesquecível, mas às vezes esse momento deixa marcas; até mesmo na pele. Além de todas as preocupações que a futura mamãe já tem, mais uma vem a se somar: será que a minha cicatriz vai ficar bonita?
Mamães que passam por cesarianas podem ter que conviver com uma cicatriz para o resto da vida, e um dos medos mais comuns, responde pelo nome de queloide ou cicatriz hipertrófica. Essa cicatriz inestética é caracterizada porcrescimento anormal, porém benigno de tecido cicatricial que se forma no local da incisão cirúrgica, e ultrapassa os limites do corte. Costuma surgir dentro de três a seis meses após a cirurgia, e só tende a crescer com o passar dos meses. Isso porque há uma produção excessiva de colágeno pelo organismo, interferindo no funcionamento normal da cicatrização, e em alguns casos pode provocar coceira e até mesmo dor.
Para tentar minimizar as cicatrizes hipertróficas da cesariana com aspecto indesejado, muitas mulheres recorrem a procedimentos como fitas compressivas de silicone, injeções de triancinolona, uso de ácidos e lasers. Porém, em um grande número de casos, essas alternativas não apresentam resultados satisfatórios, sendo necessária uma intervenção cirúrgica para correção da cicatriz.
A cirurgia de correção da cicatriz é uma cirurgia plástica que tem por objetivo melhorar a aparência da cicatriz de cesárea, uniformizando a pele. É importante saber que os resultados nem sempre garantem o total desaparecimento da cicatriz e variam de acordo com a pele e processo cicatricial de cada pessoa.
Quais são as indicações e contraindicações dessa cirurgia de correção? Como ela é realizada? Como é o pós-operatório? Algum risco? Como será o resultado final?
Bom, essas perguntas serão esclarecidas em nosso próximo post. Até lá e continue nos seguindo!