Como manter o resultado de sua abdominoplastia?

Por: Dr. Rodrigo Motta 7 de fevereiro de 2020

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais populares entre as mulheres. Essa cirurgia remodela a silhueta e corrige a temida “barriguinha”.

A abdominoplastia retira o excesso de pele e gordura da parte de baixo do abdome, especialmente aquela que fica bem à vista, em excesso quando sentamos. Inúmeras técnicas são utilizadas, mas de maneira geral, o cirurgião plástico realiza uma incisão na parte de baixo do abdome, e esta cicatriz ficará escondida pelas roupas íntimas ou biquini.

O tamanho da cicatriz varia conforme o excesso de pele, podendo chegar até às laterais do abdome, porém se o excesso for mais centralizado, a cicatriz será um pouco maior que uma cesariana. Apenas após a consulta com o seu cirurgião plástico será possível estimar o tamanho final da cicatriz pois não existe uma técnica ou cicatriz única de abdominoplastia, mas uma abordagem individualizada, conforme a necessidade de cada paciente.

Se você já se submeteu à abdominoplastia e já está com a barriga chapada, sem gordurinhas e flacidez. Perfeito! Agora vamos manter assim?

Para manter sua barriga chapada, cuidar do seu corpo adequadamente pode ajudá-lo a manter os resultados conquistados por mais tempo ou para sempre.

Abaixo podemos conferir dicas importantes para manter os resultados de sua abdominoplastia:

1 – Coma alimentos saudáveis, em porções saudáveis. Atenção tanto à qualidade, quanto à quantidade dos alimentos. Grãos integrais, fontes magras de proteínas, tais como legumes e peixes, e gorduras não saturadas. Pense na reeducação alimentar como sua aliada.

2 – Pratique exercícios físicos. A atividade física faz com que você passe a gastar mais calorias, além dos benefícios cardiovasculares e bem-estar mental.

3 – Conheça a medida de sua cintura. Saber o tamanho da cintura é de grande valia para monitorar a quantidade de gordura na região do abdome.

4 – Continue a se pesar. O hábito de não conferir o peso na balança pode dar a falsa sensação de que os quilinhos a mais não voltaram, e a paciente pode continuar a se enganar ao fugir do espelho e usar roupas mais largas.

5 – Pense positivo! Pessoas com atitudes mais positivas obtinham maior sucesso em relação à manutenção do peso perdido.

A betaterapia está indicada a pacientes que tenham sido submetidas à ressecção cirúrgica de cicatriz queloide ou hipertrófica em abdome, ou que tenham tendência à formação de queloide e estejam programando passar por abdominoplastia.