Betaterapia após o Lip Lift, está recomendada?

Por: Dr. Rodrigo Motta 28 de junho de 2021

O envelhecimento cutâneo é um evento natural, sendo mais notado em nossa face. E à medida que nossos rostos envelhecem, também envelhecem nossos lábios, que tendem a perder volume, tônus e a “cair”.

Muitas pessoas, principalmente as mulheres sentem-se incomodadas com esse processo natural, e buscam recursos terapêuticos para melhorar a aparência de seus lábios. Um desses recursos, é o tão famoso preenchimento labial com injeções de ácido hialurônico. Mais recentemente, temos ouvido falar de uma técnica cirúrgica denominada de “Lip Lift” ou “Lip Lifting”, que pode dar aos lábios uma aparência mais cheia e jovial, com resultados mais duradouros.

O rosto feminino jovem é caracterizado por uma distância menor entre a base do nariz e o lábio superior com maior visibilidade dos dentes incisivos centrais, sendo essa, uma característica que passa jovialidade e sensualidade. Já o contrário, pode ser observado quando o lábio superior encontra-se caído e cobrindo os dentes, o que caracteriza o processo de envelhecimento.

Para ter lábios jovens e sensuais, percebemos que a forma é tão ou mais importante do que o volume. O aumento dos lábios com preenchimento, resolve parte do problema, que é a perda de volume com o avançar da idade, mas não soluciona toda a questão

o “Lip lifting” ou “Lifting” labial é realizado sob anestesia local e o procedimento dura em média 1 hora. A curvatura resultante do procedimento aumenta a projeção labial, permitindo a exposição dos dentes superiores em cerca de 3 a 4 mm, proporcionando um aspecto bem mais jovial à face e principalmente à boca.

A cicatriz embaixo do nariz ficará vermelha e elevada por um período de dois a quatro meses e dificilmente será notada depois de atingir sua maturação completa, que se dá por volta de 18 meses.

Mas devo me submeter às sessões de betaterapia após a realização do “lip lift”?

A face é uma região anatômica de baixíssima ocorrência de queloides ou cicatrizes hipertróficas, assim, a betaterapia não costuma ser indicada preventivamente para cirurgias realizadas nessa área, entre elas, o “lifting” labial.

Mas se você pretende dar uma melhorada no seu visual, e está programando passar por um “lip lift”, mas tem receio de que a cicatriz possa tornar-se um queloide, o melhor a fazer é tirar todas as suas dúvidas com um médico especialista.

A betaterapia é um procedimento médico utilizado há décadas, sendo reconhecido cientificamente pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, Dermatologia e Radioterapia, e de acordo com os trabalhos científicos publicados, pode-se afirmar que a betaterapia previne 80% dos casos, a formação do queloide e cicatriz hipertrófica. Porém, a indicação ou prescrição de sessões de betaterapia deve ser realizada após adequada consulta médica.