Os Testes Cutâneos Alérgicos constituem uma modalidade de exames representada por dois tipos principais e distintos de procedimentos diagnósticos realizados sobre a pele do paciente: o chamado “Prick Test“, também conhecido como teste de puntura, consiste em administrar diversas substâncias (alérgenos) na pele do antebraço do paciente, e após 15 – 20 minutos realizar a leitura a fim de constatar ou não a presença de reação cutânea (pápula).
O “Prick Test” é uma das formas mais eficazes de realizar o diagnóstico de alergias e auxiliar em um tratamento mais adequado e individualizado. Já o chamado “Patch Test”, também conhecido como teste de contato, é indicado para quem sofre das chamadas dermatites de contato ou “alergias” de contato.
O “Patch Test” consiste na aplicação de fitas adesivas contento potenciais substâncias irritativas nas costas do paciente; após 48 horas, a primeira leitura é realizada. As próximas leituras são realizadas no terceiro ou quarto dia. A interpretação dos Testes Cutâneos deve ser realizada por um médico habilitado para esses exames.