Nosso compromisso é proporcionar um tratamento especializado de alta tecnologia com total apoio aos pacientes e seus familiares.
Entendemos que receber um diagnóstico de câncer e iniciar o tratamento pode ser uma experiência desafiadora e emocional.
É por isso que estamos aqui para oferecer suporte não apenas em termos médicos, mas também emocionais.
Nossa equipe está comprometida em garantir que você se sinta confortável, informado e capacitado durante todo o processo de radioterapia.
Radioncologia / Radioterapia pelo Hospital Sírio Libanês, SP.
Radioterapia pelo MD Anderson Cancer Center, EUA.
Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, SP.
Mais de 30 anos de experiência em medicina.
A radioterapia é um tratamento médico especializado utilizado no tratamento do câncer. Utiliza radiação ionizante de alta energia gerada por um equipamento chamado Acelerador Linear de Partículas. Essa radiação, direcionada ao tumor, tem a capacidade de destruir as células cancerosas ou impedir seu crescimento. Essa é a forma mais utilizada de radioterapia: a liberação de radiação de forma externa e altamente precisa. Em alguns casos, outra modalidade de radioterapia pode ser utilizada: a braquiterapia, onde uma fonte de radiação é colocada dentro ou próximo ao tumor.
O objetivo da radioterapia é destruir o DNA das células cancerosas, impedindo que se dividam e cresçam; dessa forma, aniquilar e evitar o crescimento tumoral são os principais objetivos da radioterapia. Esse resultado pode ser comprovado com a melhoria dos sintomas, exames laboratoriais (sangue) ou exames de imagem (tomografia, ressonância ou PET-CT).
A radioterapia pode ser empregada de forma isolada, exclusiva, onde apenas esse tratamento é utilizado. Porém, é mais comum o uso associado à cirurgia e/ou quimioterapia. Além disso, pode ser usada para aliviar sintomas, principalmente a dor, em estágios avançados do câncer, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
É importante ressaltar que a radioterapia é um tratamento altamente especializado e individualizado, baseado não apenas no tipo do tumor e estágio da doença, mas também no estado geral do paciente.
Antes de iniciar a radioterapia, o paciente passará em consulta com o médico radioterapeuta. Esse especialista, após minuciosa avaliação do caso, dará início a duas etapas fundamentais que antecedem o início propriamente dito das sessões de radioterapia: a simulação do tratamento e o planejamento computadorizado.
Durante o processo de simulação da radioterapia, o paciente será posicionado na mesa do aparelho de tomografia na mesma posição que deverá repetir em todos os dias do tratamento. Caso seja necessário, de acordo com a avaliação do médico radioterapeuta, alguns acessórios de imobilização podem ser utilizados, como as máscaras cranianas, cérvico-faciais ou os colchões de vácuo. As imagens adquiridas nessa tomografia de simulação são então enviadas via rede para um computador dedicado ao planejamento técnico da radioterapia.
O processo de planejamento técnico da radioterapia requer o trabalho em equipe, do médico, físico médico e dosimetrista, e emprega softwares especializados que fazem a reconstrução tridimensional ou até mesmo em 4 dimensões, com a incorporação de movimentos respiratórios; no caso da radioterapia direcionada aos tumores pulmonares ou hepáticos. Todo esse refinamento tecnológico tem como objetivo garantir precisão e eficácia, minimizando ao máximo os efeitos colaterais da radioterapia. Após aprovação do planejamento técnico, o paciente dará então início às suas sessões de radioterapia.
No nosso blog você encontra notícias e matérias de saúde relacionadas a radioterapia.